fbpx

Poder Pessoal e Autoconfiança em 03 passos

Uma das coisas que descobri há alguns anos, através da leitura é que, a forma com a qual pensamos afeta o nosso sentir e agir. E claro o agir produz os nossos resultados. Todo nosso viés e percepção do mundo vem daqui. Então independente do que fores fazer de sua vida o passo número um sempre tem que ser voltado para o pensamento. Autoconhecimento tem virado uma palavra chiclete, muitos usam por achar chique, mas não compreendem todo universo por trás. Quando nos vemos com clareza, somos mais confiantes e criativos. O ver com clareza tem a ver com PENSAR, o ser mais confiante e criativo são os SENTIMENTOS associados a este pensar. E por fim o nosso AGIR, pessoas mais confiantes e criativas gozam de relacionamentos mais fortes, pois comunicam-se com eficácia. Tomam decisões sólidas e são sobretudo mais felizes. 

Quem é você?

Você sabe ser você mesma?
Um dos indicadores em ser quem você é, é simplesmente ser. Não há auto-dúvida, não há cobrança nem questionamentos, você apenas é. Ser definitivamente ela, a mulher que habita em você. É muito mais fácil começar a amar a partir deste lugar. Vamos descobrir o que é ser nós mesmas. No final te farei perguntas para que possas pensar e descobrir quem realmente és. Por hora vou te chamar de maçã, okay. Só porque amo maçãs. Sabe aquela maçã que tem duas caras, metade vermelha e a outra metade amarelada? Você tem assumido seus dois lados? Ser verdadeiramente você significa assumir as suas partes, até aquelas que você deseja esconder. Talvez alguma parte de seu corpo, sua história ou origens, pensamentos, vícios etc. Costumo dizer que a nossa vida é fifty-fifty. Metade uma bosta outra metade fantástica. Porquê? Porque nada é perfeito ou constante, 50% da sua vida você irá vivenciar momentos não tão agradáveis e nos outros 50% momentos fantásticos. Isso para você entender e largar mão de tentar ser perfeita. Enquanto não souber ver, entender e aceitar sua parte amarelada, minha querida maçã, você jamais conseguirá se abraçar por inteira. O que dizer de outros? Cobramos tanto dos outros a aceitação, sem nos auto-aceitar. É claro que quando aquela pessoa olhar para você, minha linda maçã e “sem querer” ver seu lado amarelado, vai te deixar na frutaria (sacolão). Nem sempre é preconceito, às vezes nós mesmas não soubemos nos apresentar devidamente. Quantas vezes você chegou em um ambiente parecendo um pêssego ao invés de uma maçã, só para ser aceita?

Vamos mergulhar um pouco mais a fundo, vou te ajudar a identificar em qual estágio do autoconhecimento você se encontra, pronta maçãzinha?  Temos quatro estágios, divididos em 02 blocos, sendo um a baixa auto-consciência externa  e o outro a alta auto-consciência externa.

 

Quando o assunto é autoconsciência interna e externa, a nossa tendência é valorizar um em detrimento do outro. Mas a mulher empreendedora que busca o crescimento deve trabalhar em prol do equilíbrio. Isso envolve tanto se ver com clareza como sempre buscar feedback de outros. 

Manter e Aprender

Vamos fazer uma breve pausa aqui. Sei que até então você leu analisando internamente a sua vida e questionando suas ações. Mas deixa-me te lembrar minha querida maçãzinha que nada é perfeito ou constante. Ou seja, você pode ser uma pessoa altamente consciente, mas o processo continua enquanto você respira.
Tendo em mente a importância em caçar feedback vou te contar agora uma outra habilidade que toda mulher empreendedora precisa. Aprendizagem, estar pronta para aprender. A hora que você começar a seguir este passo a passo, você saberá em qual estágio de autoconhecimento se encontra. Agora que começa a ação. Buscar sempre melhorar, cultivar o hábito de buscar sempre mais conhecimento para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lembrando que nada é constante, quem é inteligente hoje amanhã poderá ser um tolo. A diferença entre estas duas pessoas está no desejo em querer aprender.

Ter Autoconsciência significa saber equilibrar todos os estágios. Você conhece com clareza seus pontos fortes e os fracos. O que você descobriu ao longo deste processo que você precisa manter? E o que você descobriu que precisa aprender? 

A confiança vem através do acúmulo de trabalho árduo, sucessos e também dos fracassos. 

Empreender ou não empreender

Mas será que você realmente tem o “perfil empreendedora”? Só há um jeito de descobrir, mergulhar neste processo diferenciado de autoconhecimento. Mas até lá, você poderá começar por estas perguntas:

  1. O que realmente te motiva?
  2. Quais problemas você deseja resolver?
  3. Que legado você quer deixar para trás?
  4. Qual é a sua reputação?
  5. De onde você toma as suas decisões?

Caso você ainda não tenha respostas para estas 5 perguntas, podemos dizer que você terá dificuldades em sua trajetória empreendedora. Que atire a primeira pedra quem não teve. A boa notícia é que agora você sabe por onde começar, afinal como você pensa em inspirar outros sem ter um propósito claro.

Lembra quando falei sobre a importância do aprendizado? O mundo é muito volátil, tudo é muito rápido e em questão de segundos todos temos acesso a informação. Quando tive a ideia de começar a escrever sobre isto e compartilhar contigo, mil e uma mulheres tiveram a mesma ideia. Sabe qual é a diferença entre nós? Você está neste momento lendo o meu texto, ou seja, fui mais rápida no colocar em prática a minha ideia. Enquanto empreendedora você precisa trabalhar nesta mesma velocidade, o objetivo é adaptar-se e melhorar rápido. Mas para isso você precisa saber exatamente o que precisa ser melhorado. Você só está lendo este artigo denso porque eu escrevi sobre o assunto que te interessa neste momento, certo? Para isto eu tive que estudar, aprender e a parte boa validar contigo se é isto mesmo que você está em busca. O “eu” que você comentou em uma das minhas últimas publicações foi esta confirmação. Obrigada viu, você me ajudou muito. Isso também te salva de tornar-se escrava de conteúdo, produzir um monte de conteúdo, disponibilizar e não ter ninguém para consumir. Esteja aberta ao aprendizado, faça perguntas pertinentes, previna-se de trabalhos sem propósito. 

E agora, o que eu faço?

Não vou roubar muito do seu precioso tempo, porém quero muito te mostrar outros aprendizados que obtive em minha jornada feminina empreendedora. Te prometi uma estratégia e é isso que estou te entregando. Desenvolvi uma estratégia com base nas experiências que venho acumulando enquanto empreendedora e nas experiências alheias, isso mesmo de outras mulheres que tive o prazer em acompanhar e aconselhar. Esta estratégia está fundamentada em 3 pilares: autoconhecimento, autenticidade e adaptabilidade. O pilar do autoconhecimento aborda 3 fatores importantes, a consciência, reflexão e a indagação. Nenhuma jornada empreendedora será bem sucedida sem o autoconhecimento, principalmente a jornada feminina. Pois os obstáculos que são especificamente femininos nos trazem de volta para este lugar de auto-dúvida, falta de autoconfiança e autoestima.

Os outros   pilares são mais técnicos, botando a mão na massa, aqui eu te entregarei um kit empreendedora. Neste kit você aprenderá a ser protagonista de sua jornada, empreender com propósito e com as ferramentas certas, afinal estudos apontam que mulheres que empreendem são mais felizes.Conquiste a sua independência, poder pessoal e autoconfiança através destes 3 pilares.  O que você acaba de ler é um resumo do meu primeiro pilar autoconhecimento. E agora vem a parte boa, onde peço a  sua permissão. Você tem interesse em aprender mais a fundo sobre estes 3 pilares, sair do básico e das inseguranças para começar a empreender com autoconfiança e felicidade? Como você gostaria de ter acesso a esta técnica, através de um curso prático ou livro didático?

Você deve estar pensando, “ah Amanda eu tenho um ótimo nível de autoconsciência!”. Ótimo, independente de quão autoconsciente tu sejas é sempre bom trabalhar para continuar melhorando sua performance. E, aqui vem a parte chocante, as pessoas que não têm autoconsciência, provavelmente não reconhecerão que precisam dela, faz sentido?

 

Portanto, todas as empreendedoras devem sempre trabalhar e investir tempo e esforço para se tornarem cada vez mais autoconscientes, independente de já se sentirem assim.

E por fim meu último pedido a você em forma de retribuição. Acabo de postar em meu feed no instagram, especialmente para você. Me conte por lá o que achou deste conteúdo, em qual estágio de autoconhecimento você se encontra? Se possível compartilhe com outras mulheres, isso me ajuda muito a poder continuar ajudando vocês. E caso você tenha interesse em ter acesso a esta técnica. É só clicar aqui, vou manter você informada sobre o andamento de tudo aqui neste grupo, ou inscreva-se aqui no meu blog. 

Escrito por Amanda Kissua

Escritora por prazer. Tudo que escrevo com âmbito profissional ou pessoal está baseado em vivências pessoais e alheias. Espero humildemente que esta leitura te seja benéfica.

fevereiro 17, 2021

LEIA TAMBÉM …

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *