Tomar como verdade que o relacionamento proativo é um relacionamento que é sobre você, o que eu quero dizer com esta frase? Bom, estou a tanto tempo fora daqui, que nem sei mais como as coisas funcionam, como você está? Como muitos de vocês sabem, tenho postado muito sobre a minha vida pessoal no instagram. Tenho dançado muita Kizomba, haha muitos bastidores, estou amando essa vida e o processo de construção de um relacionamento proativo comigo mesma.
A ideia que tive hoje para este blog post, sobre relacionamento proativo vem por inspiração de uma conversa que tive com alguém que hoje considero um amigo, falamos sobre relacionamentos e seus efeitos em nossas vidas. Então surgiu-me a ideia de escrever para você sobre relacionamento proativo, e compartilhar mesmo contigo a minha visão.
Reatei com uma amiga de longa data. Sempre fomos muito próximas e ela demonstrava-se muito presente para mim, um relacionamento proativo mesmo. Nos distanciamos por “n” motivos, e todos eles normais. Como conhecer novas pessoas e desenvolver novas formas de enxergar o mundo, enfim ideias distintas. Nem sempre eu soube lidar com isso, então simplesmente parti e fui me relacionar com outras pessoas que eu julgava serem mais interessantes que ela.
Definindo o relacionamento proativo
Antes de eu te apresentar o meu entendimento de relacionamento proativo, entenda que existem 2 tipos de pessoas em um relacionamento. As pessoas reativas e as proativas. As reativas, são aquelas pessoas que vivem esperando a jogada do outro para poder reagir ou se posicionar. Você pode chamar de passivo também e isso nada tem a ver com sua orientação sexual. Aqui neste grupo temos os criadores da famosa frase “Ah eu não fiz porque fulana(o) não pediu. Daqui nunca sairá um relacionamento proativo.
E do outro lado temos a pessoa proativa. Aquela que é consciente e sabe como quer ser ou o tipo de pessoa que quer ser em um relacionamento.Estar presente para si mesma, para amar-se e então dar amor e ser amada. Os relacionamentos de maior intimidade são os relacionamentos proativos, onde não há espaço para a procrastinação. No relacionamento proativo você antecipa o que poderá fazer ou planejar para o outro sem esperar um pedido.
As mentiras que me foram contadas
- Você tem que fazer ela/ele te amar mais
Quem ama de verdade não tem tempo para brincar de contador afetivo, o que você precisa fazer é garantir primeiro o seu amor próprio
- Amar é juntar 2 pessoas em uma só
As pessoas precisam de liberdade, quem é feliz sozinho, encontrará a felicidade na junção
- Na dúvida, segue seu coração
Pior m#rda, não faça isso! Na dúvida, tome um copo de água ou um chazinho para dormir. Uma boa noite de descanso ajuda a clarear as idéias em sua mente, seu coração não pensa,ele só reage!
- Quem é feliz namora
Cada um é responsável por sua própria felicidade nesta vida, não é um relacionamento que vai te trazer isso.
Relacionamento proativo individual vs coletivo
Todo tipo de construção para o coletivo começa pequeno, no individual. Você precisa ter testado primeiro sua fórmula de proatividade. Com isso quero dizer que primeiro você precisa ser proativo e consciente com si mesma, antes de ser para os outros.
Quais são suas expectativas pessoais? Entramos em cada relacionamento com expectativas para com o outro, e o que você espera de si mesma neste relacionamento?
Como você quer ser como mulher/homem?
O que você deseja fazer por você?
O que você deseja fazer com você?
Como você quer ser como amiga?
Como você quer ser como empreendedora, parceira ou mãe?
Quem é feliz no individualismo, encontrará a felicidade no coletivo. Preste atenção em como você leva a vida. Quantos dos seus momentos decisivos de mudança na vida foram frutos do seu próprio pensar? Você costuma esperar alguém te dizer o que fazer?
Ser feliz no individualismo significa que seu relacionamento intrapessoal vai revelar seu relacionamento proativo. As expectativas que você coloca sobre si mesma devem estar diretamente ligadas a sua própria felicidade. Assim quando você está junto com alguém suas expectativas para com esta pessoa jamais estarão ligadas a sua felicidade, mas sim a felicidade dela. Se ela viver à altura das expectativas que você colocou sobre ela ou não, não será um fator determinante para sua felicidade. E aí sim que entra a segunda parte que traz consigo o elemento que transformará o seu relacionamento em um relacionamento proativo;
O que você quer fazer por esta pessoa?
O que você quer fazer COM esta pessoa hoje, amanhã, esta semana ou até mesmo este mês?
Amiga de longa data
Lembra da minha amiga que voltou pra minha vida? O regresso dela foi necessário para que eu aprendesse novamente a cultivar um relacionamento proativo com os outros. Já sei o que você está pensando… o famoso caso de dependência, é isso mesmo. Reatei esta relação de longa data para conseguir voltar a me amar, a estar presente para mim mesma, fazer coisas por mim e para mim. Reatei a amizade com a melhor e a mais importante das amigas, eu mesma. Um relacionamento proativo saudável com os outros começa por um relacionamento proativo com si mesma.
0 comentários