Como lidar com conversas difíceis?
Antes de iniciar esta leitura saiba que você só tem o poder de mudar você mesmo e não os outros. Vamos ver como a inteligência emocional poderá nos ajudar.
Comunicação é a segunda chave mais importante dentro de um relacionamento. Ueh como assim Amanda, qual é a primeira? A primeira é “entender os seus pensamentos”.
Não existe certo ou errado
No artigo anterior falamos sobre comunicar sem nos justificar ou ficar na defensiva. À primeira vista para quem tenta colocar em prática, certamente descobre que parece ser uma coisa impossível. Por que temos a necessidade de sempre ter razão ou a última palavra? Afinal de contas essa necessidade apenas nos dá uma falsa percepção de PODER, durante as conversas difíceis.
Em ordem a poder achar paz dentro do meu relacionamento, eu tive que abrir mão do certo e errado. Passei a abraçar o DIFERENTE. Hoje tento evitar bater de frente e causar um conflito. Aprendi que a zona de conforto é um lugar muito perigoso. Ela te mantém estagnado, ao contrário, o diferente nos acrescenta. A inteligência emocional nos faz crer que ninguém venceu a menos que NÓS tenhamos vencido.
Inteligência Emocional
Todavia, se você abrir mão de estar certo, você perde a necessidade de se defender. E sem precisar se defender, você não precisará se ofender. E milagrosamente acaba a guerra. Não estou dizendo que as conversas difíceis devem ser evitadas, pelo contrário. É necessário travar uma guerra desnecessária durante esta conversação. Para isto você precisa de dois ingredientes principais. A inteligência emocional e a maturidade.
A IE nada mais é que o equilíbrio entre emoção e razão. Durante as nossas sessões de coaching eu irei te convidar a vivenciar e mergulhar na tua verdadeira essência à fim de encontrar o que tanto afeta suas emoções. Contudo a IE não é o destino, mas sim uma forte ferramenta na caminhada rumo ao destino. E qualquer um de nós poderá acessar esta ferramenta. Não te preocupes caso hoje você esteja emocionalmente para baixo, a IE não é constante. Ela é praticada e treinada a cada dia.
Gerenciar Conflitos
Imaginemos que agora você travou a guerra, porém, ainda precisa agir. Como fazer isso com maturidade e inteligência? Bom, a maioria das coisas é relativa, então tenta apelar primeiro pelo lado racional. Busque a concordância apenas sobre os fatos sempre que estiver envolvido em conversas difíceis. Lembre-se que a inteligência emocional é alcançada mediante ao equilíbrio.
Por último, traga de volta o equilíbrio apelando agora pelo lado emocional. Seja aberto e preparado para entrar em uma conversação disposto a não estar certo. Em outras palavras, mantenha uma escuta ativa. Normalmente a maioria de nós mal pode esperar a nossa vez de falar para JUSTIFICAR ao outro porquê estamos CERTOS.
Ao invés disso, dê espaço ao outro e pergunte o porquê ela está certa, seja humilde. Um verdadeiro interesse em saber como é estar no lugar do outro não te dará espaço para entrar na defensiva.
Nesse meio tempo, não espere a mesma cortesia. A melhor forma de tocar alguém ao ponto de ela querer mudar o seu comportamento é através do seu EXEMPLO. E não de suas palavras.
muito bom o seu artigo Amanda
Josi, minha querida. Obrigada pelo retorno. Inscreva-se no blog e seja a primeira a saber quando eu postar outros artigos relacionados.
xx
O conteudo me ajudou muito a esclarecer algumas coisas das quais eu tinha dúvida. Espero o próximo para continuar aprendendo.
Eu quem agradeço pelo seu feedback Teddy. Muito feliz em saber que foi proveitoso para você. Inscreva-se no blog e acompanha as novidades.
xx